terça-feira, 4 de setembro de 2007

Eixo Linguagem oral e escrita

Objetivos de 0 a 3 anos


  • Participar de variadas situações de comunicação oral;
  • Interessar se pela leitura de histórias;
  • Familiarizar se com a escrita por meios de livros, revistas, história em quadrinhos.Etc...

Conteúdos de 0 a 3 anos

· Uso da linguagem oral para conversar, relatar suas vivencia e expressar desejos, vontades, necessidades.

· Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos.

· Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita

· Observação e manuseio de materiais impressos.

Orientações Didáticas

  • As diversas situações cotidianas que o adulto fala com/ou perto da criança, permitem que a criança conheça e apropria-se do universo discursivo.
  • O professor tem de manter sempre um diálogo com o bebê e criança.
  • O adulto tem de utilizar a fala de maneira clara sem infantilizar ou imitar o jeito da criança.
  • O Professor pode se apropriar de varias maneiras para estimular a linguagem em sala, através da música, do canto e a escuta de histórias.
  • O professor pode orientar os pais, para compartilhar essa nova descoberta da criança em casa.
  • O professor deve ampliar as condições da criança de manter-se no próprio texto falado. Para tanto, deve escutar a fala da criança, deixando-se desenvolver por ela.
  • O professor pode funcionar como apoio ao desenvolvimento verbal das crianças.
  • O professor tem um papel importante de “evocador” de lembranças.
  • A tarefa da educação infantil é ampliar e ser continente da fala das crianças para que ela se torne competente como falante.

Avaliações de 0 a 3 anos

  • A avaliação deve ser continua.
  • Deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.
  • A observação cuidadosa sobre cada criança e sobre o grupo.
  • A expressividade do movimento e sua dimensão instrumental.
  • Experiências prioritárias para a aprendizagem do movimento realizada pelas crianças.

Objetivos de 4 a 6 anos

  • Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão.
  • Familiarizar-se com a escrita por meio de livros, revistas e outros textos.
  • Escutar textos lidos, pelo professor.
  • Interessar-se por escrever palavras e textos.
  • Reconhecer seu nome escrito.
  • Escolher os livros para ler e apreciar.

Conteúdos de 4 a 6 anos

· Falar e Escutar;

· Práticas de Leitura;

· Práticas de Escrita.

Orientações Didáticas

  • Ambiente alfabetizador.
  • Promover situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tenham a oportunidade de participar.
  • Preparar convites para as reuniões de pais.
  • Participação das crianças nos eventos de letramento.
  • Práticas de textos de literatura geral e infantil.
  • Escolha de um tema para trabalhar com projetos e objetivos.


Avaliação de 0 a 3 anos


  • A avaliação é um importante instrumento para que o professor possa obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança.
  • A avaliação deve se dar de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem.
  • As situações de avaliação devem se dar em atividades contextualizadas para que se possa observar a evolução das crianças. A observação é o principal instrumento para que o professor possa avaliar o processo de construção da linguagem pelas crianças.
  • São consideradas experiências prioritárias para as crianças de zero a três anos a utilização da linguagem oral para se expressar e a exploração de materiais escritórios. O professor pode também observar se a criança reconhece e utiliza gestos, expressões fisionômicas e palavras para comunicar-se e expressar-se; se constitui um repertório de palavras, frases e expressões verbais para fazer perguntas e pedidos; se é capaz de escutar historias e relatos com atenção e prazer etc.


Avaliações de 4 a 6 anos

· Participação de conversas, utilizam diferentes recursos necessários ao diálogo, interessando-se pela leitura e para ouvir histórias.

· Ampliaram seu vocabulário, incorporando novas expressões e utilizando expressões de cortesia.

· Na leitura, as crianças pedem para que o professor leia, fazem comentário sobre o que leram e escutaram, recomendam a leitura que os interessou aos companheiros.

· Quanto a Pratica de escrita e de produção de textos, se interessam por escrever seu nome e o nome das outras pessoas.

· Mesmo sem a exigência e que as crianças estejam alfabetizadas ao seis anos, todos os aspectos envolvidos no processo da alfabetização deve ser considerados.

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