segunda-feira, 29 de outubro de 2007

"A organização dos conteúdos e as metodologias de trabalho."

1-) Defina com suas palavras o que são temas geradores.
Temas geradores são propostos pelos professores, mas estão intimamente ligados aos interesses da criança, sendo, ás vezes, sugeridos explicitamente pelas mesmas.
2-) Descreva os dois temas apresentados na seleção dos temas geradores.
Os temas cíclicos são originados de festas, eventos e comemorações periodicamente celebradas ou os que não ocorram anualmente, mas que possuem uma intensa divulgação na imprensa, como copa do mundo, eleições, etc.
Os temas gerados pelas crianças e suas famílias levam em consideração a realidade em que vivem, são contextualizados e seus conteúdos vinculam-se às situações do dia-a-dia, de acontecimentos especiais, do mundo social e de problemas existentes no seu contexto de vida. Estes temas permitem, assim, a participação ativa de pais e crianças.
3-) Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos temas geradores.
A-) Permitir sempre a manifestação da curiosidade infantil, conciliando os interesses individuias de certas crianças com tema explorado.
Percebe-se a dificuldade de explorar um tema que atinja a totalidade dos alunos. Portanto, os temas deverão ter uma mobilidade, atendendo aos vários níveis de interesse da turma.
B-) Quebrar preconceitos, evitando a imposição de modelos abstratos.
Desfazer os esteriótipos que existem na sociedade, buscando a compreensão da heterogeneidade que nos caracteriza.
C-) Imprimir aos temas uma visão flexível e ampla, e ao mesmo tempo contextualizada.
O currículo deve ser dinâmico, respeitando o ritmo de compreensão das crianças.
D-) Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas.
Deve-se evitar os dogmas ou valores acríticos.
E-) Favorecer o acesso das crianças aos conhecimentos científicos em jogo nos diferentes temas.
Dar atenção as curiosidades das crianças, fazendo com que possam reconstruir seus conhecimentos.
F-) Variar a duração dos temas de acordo com a sua amplitude e com o interesse da turma.
Os temas são trabalhados conforme o envolvimento e interesse manifestado pelas crianças, de modo que não se desgaste, sempre se transformando.
G-) Articular as diferentes áreas do conhecimento em função e no interior do tema.
Promover a ampliação dos conhecimentos prévios, integrando-os.
4-) Escolha um tema e elabore um plano de aula no modelo do tema gerador.
Tema Gerador: Higiene Bucal
Conhecimento Social:
* Funções da boca: mastigação, deglutição, fonação e degustação.
* Comparação dos formatos e tamanhos de boca.
* Hábitos de higienização de diferentes etnias.
Conhecimento Natural:
* Características da boca.
* Partes dos componentes bucais, como: dentes, língua, bochechas, lábios, palato (ceú do boca), úvula e gengivas.
* Elementos que devem ser higienizados.
Conhecimento Lógico-Matemático:
* Seriação, classificação dos grupos de dentes, de acordo com forma e função.
* Contagem de elementos.
* Exploração e conhecimento do corpo (lateralidade, localização).
Conhecimento Lingüístico:
* Ampliação do vocabulário.
* Músicas, histórias e vídeos.
* Reconhecimento de profissionais que atuam na higienização bucal.

Nenhum comentário: